Foto: divulgação.
Há alguns dias, o anúncio do filme "Nosso Lar", que estreou em 03/09, tem passado na TV e chamado bastante a minha atenção.Até os atores pronunciarem algumas poucas palavras em português, dá para imaginar que se trata de um daqueles suspenses superproduzidos por Hollywood.
Mas, não é só por isso que resolvi escrever sobre o filme. Embora esteja curioso sobre os efeitos visuais e toda as demais parafernálias possivelmente utilzadas pela produção, o que me deixa em transe por alguns minutos, após assistir ao comercial, é a tentativa de lembrar os detalhes desta obra psicografada por Chico Xavier, atribuída ao espírito André Luiz.
Quando estava com 15 anos de idade, o livro caiu de pára-queda nas minhas mãos. Numa sexta-feira, véspera de um feriado prolongado, uma amiga do colégio pediu para que eu o levasse comigo e o devolvesse na próxima aula porque ela iria fazer algo na rua e queria diminuir o peso da sua bolsa que estava muito cheia. 
Meio a contra-gosto aceitei. Já no trajeto de casa, dentro do ônibus, comecei a folhear as páginas e ler algumas partes. Fiquei tão impressionado com tudo aquilo que não parei mais durante aquele final de semana.
Para mim, foi um divisor de águas. Foi a primeira vez que pensei no sentido da vida. Havia algo maior e bem mais significativo do que acordar com sono, sem saco e me preparar para aquela aula chata de matemática que enfrentaria a seguir, no dia em que devolvi o livro. Passei a ter isso em mente e a comparar as várias situações cotidianas que até então não via muito sentido.
Hoje, mesmo não sendo seguidor de qualquer religião, o espiritismo exerce muito fascínio. Sempre que me deparo com algo sobre o tema, dou uma atenção maior, razão pela qual pretendo assistir ao filme e torço pra que exerça o mesmo encantamento de anos atrás.
A direção é de Wagner de Assis e no elenco, entre outros atores, estão: Paulo Goulart, Othon Bastos, Ana Rosa e Werner Schunemar.
O site do Ministério da Cultura disponibilizou ao público a "Enquete Oscar" para que este indique o filme brasileiro que deverá concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011.
Entre mais de 20 alternativas, "Nosso Lar" está disparado na frente, com quase 13 mil votos (60% dos votantes) até o momento em que finalizei esta postagem. O segundo lugar, também sobre espiritismo, mas sobre a vida do Chico Xavier, tem, até agora, em torno de 2.500 votos (12%).
O legal é que você poderá deixar o seu comentário e conferir os dos demais leitores que viram os 22 filmes indicados. Clique aqui para ter acesso à página do Ministério da Cultura.
Para assistir ao trailer, clique aqui.

6 comentários:

  1. Não vimos ainda, mas veremos com certeza. Nós também não seguimos religião alguma, mas temos uma espiritualidade à flor da pele, e nos interessamos bastante por este tema. Aliás, a espiritualidade é algo bem comum entre os gays, pelo que observamos. Talvez porque seja um campo no qual são aceitos, o que não ocorre com as religiões em geral.

    Quanto ao Oscar, não duvidamos nada que concorra aquela propaganda disfarçada de cinema que é a pseudobiografia do nosso aprendiz de Führer, até para alimentar ainda mais a mistificação em torno de sua figura...

    ResponderExcluir
  2. Só um detalhe este livro e o filme não tem nada de espiritismo.
    E apenas espiritualista.

    ResponderExcluir
  3. Francisco, pode ser que você tenha razão e ambos sejam espiritualitas, mas eu acredito que, embora sejam doutrinas diferentes, há pontos de contato entre as duas, razão pela qual utilizei o termo espiritismo.
    Se verificar os meus textos, perceberá que não adoto postura radical em nenhum assunto, com o cuidado de não escorregar para o erro grosseiro.
    Obrigado pela sua colaboração e retorne sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu irei assistir esse filme ainda essa semana, espero muito que corresponda as minhas expectativas.
    Essa imagem postada é simplesmente linda, fico a sonhar se numa vida pós morte irei pra um lugar assim =)


    bJUS Junnior, eu te add de novo no msn e vc nem nem ¬¬

    ResponderExcluir
  5. interessante vc falar q os 2 filmes estavm cotados quando o indicado foi o filme da vida dos sertanejos. como é mesmo o nome do filme? enfim. coisas da vida. legal seu blog quando puder visita o meu. abraço

    ResponderExcluir
  6. estou te seguindo com sua permissão abraço

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.