Imagem: Beelly Blanco (Flickr).
Responda rápido: o que gostaria de fazer neste exato momento?
  1. Sexo.
  2. Viajar.
  3. Sair de férias.
  4. Conversar com alguém querido.
  5. Qualquer coisa mais divertida da que estou fazendo agora.
  6. NDA. Estou concentrado e adorando o que estou fazendo.
Se respondeu a sexta alternativa considerando que as demais estão em dia ou, se não estão, deixará pra pensar sobre elas no momento certo, parabéns! Você faz parte de um pequeno número de pessoas - cerca de 4,6% de voluntários de uma pesquisa - as quais, na maioria das vezes, estão satisfeitas ou felizes com as atividades que desempenham.

Em contrapartida, se você optou por uma resposta que não a última, isso pode significar que os seus pensamentos não se adequam as suas ações ou aos seus objetivos realizáveis a curto prazo. Pode representar que você vive momentos mais infelizes (cerca de 47% dos voluntários). É o que apontou uma recente pesquisa de psicólogos da prestigiada Universidade de Harvard, publicada pela, não menos respeitada, revista americana Science.

2.250 pessoas aceitaram ser acompanhadas durante um determinado período de tempo e, através dos seus iPhones, receberam torpedos com perguntas parecidas com a que elaborei no início da postagem. A conclusão você já viu nos parágrafos acima, através dos percentuais apontados.

Para finalizar, leia algumas frases dos psicólogos Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert - provavelmente os mentores do estudo - publicadas na matéria do site G1, fonte desta postagem.
  • A mente humana é dispersa, e uma mente dispersa é uma mente infeliz.
  • A habilidade de pensar sobre o que não está acontecendo no momento é uma conquista cognitiva, mas tem um custo emocional.
  • O estudo mostra que nossa vida mental é permeada, em um nível significativo, pelo não presente.
MeoDels, será que sou tão infeliz por pensar tanto em um namorado razoavelmente sensível, inteligente e com boa pegada; em ganhar uma razoável quantia na mega-sena e otras cositas más? Talvez não. No exato momento, me realizo escrevendo estas linha para o blog. E sonhar também é bom. Faz parrte, né não?
Mas, voltando à pergunta inicial, qual foi a sua resposta? 

6 comentários:

  1. eu estou concentrado escrevendo este comentário, mas isso não qr dizer se eu tivesse a opção de estar com um namorado por exemplo, eu ainda estaria aqui escrevendo...

    a pergunta vale do mesmo jeito?

    ResponderExcluir
  2. ah! eu sempre estou querendo sair de férias .... rs

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. 1.
    2.
    4.

    Eu tenho um problema sério de concentração. Para eu me distrair e abstrair totalmente, 10 minutos são mais do que suficientes...

    ResponderExcluir
  4. Também como o Rodrigo adorei a imagem.Agora realmente a pesquisa foi muito interessante.Eu hoje chegando em casa do feriado, onde tive ausente, procurando diversão, talvez alguem interessante,e tudo o que tive foi uma rotina que so mudou o cenario, fico a concordar, que é dificil hoje realizar os sonhos, mas nao podemos desistir.
    O que eu queria agora? advinha.jejejejej!

    ResponderExcluir
  5. this post is very usefull thx!

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.