A nova-yorkina Victoria Kolakowski, 49 anos (foto), foi eleita ontem juíza da Corte Superior do condado de alameda, Califórnia. Ela é a primeira transexual a conseguir um cargo tão alto na justiça americana e provavelmente a única do mundo.


Operada desde 1991, um ano depois se mudou de Nova York para Berkeley - Califórnia. Lá, atuou como advogada para uma série de comunidades LGBT, bem como fez parte de comissões jurídicas de obras públicas, orçamentarias e outros assuntos de direito administrativo. Nos últimos anos, vinha ocupando cargo de juíza de direito administrativo no mesmo condado.  

O que torna a sua conquista ainda mais legítima é que, diferentemente do Brasil, o cargo de juiz da Corte Superior é decidido por meio de eleição, e os eleitores de Berkely, com apertados 50,2% de votos, a escolheram em detrimento do outro candidato, o deputado promotor John Creighton, com 48,7%.

Seria impagável presenciar os possíveis preconceituosos que a meritíssima juíza terá que enfrentar ao longo da sua nova carreira - minoria, né? Já que que foi o povo que a elegeu - terem que se aprumar perante a juíza e chamá-la de Vossa Excelência.

Não consegui encontrar o seu nome de batismo, mas, ao escolher Victoria, após a sua cirurgia de troca de sexo, ela sabia o que estava fazendo.
Curiosidade: além do diploma de advogada, Victoria possui mestrado de engenharia biomédica.
[clique aqui para assistir a um curto vídeo da juíza ainda em campanha (em inglês)]

4 comentários:

  1. Por mais que exista um antiamericanismo bocó no mundo, e em especial na América do Sul, acho a sociedade americana muito próxima do meu ideal. Um dos pontos que eu mais admiro neles é que costumam levar o mérito em consideração, é sempre bom saber que nem todo lugar do mundo considera o "jeitinho" uma virtude. O único escorregão que tiveram foi a eleição do Obama, quando votaram mais na mitologia da personagem do que em um candidato em si - mas já caíram na real...
    Parabéns à juíza, eleita graças aos seus predicados e qualidades. Sinal de que a gente não precisa de quotas, leis específicas e nem de um mundo à parte...

    ResponderExcluir
  2. É isto querido amigo ... o mundo ainda chega lá ...

    ps: já tentei de tudo para saber a causa daquele aviso ... tirei tudo qto era acessório do meu blog e persiste o aviso ... qdo abro no meu pc ... pois qdo abro no lep top ou mesmo no lep top da marida o tal aviso não aparece ... outro coisa de doido é q no meu isto está acontecendo com vários outros blogs ...
    Não é a primeira vez q acontece isto e parou de ocorrer naturalmente ... estou em busca de solução ... amanhã vou fazer um post sobre isto.

    Obrigado pela atenção

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. A Bíblia diz que um abismo puxa o outro,
    e assim caminha a nossa humanidade,
    rumo ao Anti-Cristo pois o mundo jaz no Maligno,
    e as misericórdia de DEUS é a causa de ainda não sermos consumidos,
    é lamentável uma coisa dessa acontecer,
    é a decadência do ser humano,
    abçs MARIVAN

    ResponderExcluir
  4. "my God, i considered you were heading to chip in with some decisive insght in the end there, not depart it with ‘we go away it for you to decide’"

    --------------------------------------------
    my website is
    http://saxophonetenor.org

    Also welcome you!

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.