Mas é hoje, dia 19 de abril, oficialmente o Dia do Índio. Além da postagem anterior que informou a novidade da guia "NEWS" (clique aqui para ler), este povo não poderia ficar sem uma homenagem do Identidade G. Simples, mas consciente do respeito e da atenção que merece.
Segundo o ‘site’ da Funai, índios de verdade, aqueles que vivem em aldeia, atualmente são apenas cerca de 260 mil epalhados pelo Brasil, entre 255 sociedades indígenas. Eles representam cerca de 0,25% da população brasileira. Se considerarmos os que vivem fora das aldeias, o número aumenta para aproximadamente 450 mil.Índio (1) - Imagem Hélia Scheppa (Flickr)
Há ainda 63 refererências de índios não contatados. É o caso dos indígenas que vivem isolados que habitam a região do Vale do Rio Envira, no Acre, fronteira do Brasil com Peru (foto abaixo).Tribo indígena do Acre. 600x393
Eles foram fotografados pela primeira vez em 2008 e a FUNAI, ano passado, conseguiu novas imagens as quais foram cedidas à ONG “Survival International” que trabalha na defesa de povos ameaçados pelo mundo. A Organização criou um site para divulgar o trabalho que vem desenvolvendo com os índios, mas alertou que a tribo está em perigo por conta da pressão de madureiros que atuam no Peru.Índio (2) - Imagem Hélia Scheppa (Flickr) Fonte:  “Funai” e “G1.Globo.com”.
Imagens (1) e (3): Galeria de Hélia Scheppa (Flickr).

Um comentário:

  1. Ju, titchya fez uma homenagy também... não ficou linda assim, mas tá digna... Beijos

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.