Ator e cantor em ascensão Chris Salvatore gravou clipe/música para a campanha. Clique na imagem. 
Nesta semana o YouTube retirou da web o vídeo com as declarações dos funcionários da "Apple" para a campanha americana de 'antibullying' It Gets Better. A alegação foi a de que violou alguma regra.

O vídeo já retornou ao 'site' porque não havia descumprido regra alguma. Mas essa confusão fomentou a divulgação do evento o qual, apesar da origem americana, fala a língua dos homens.

Independentemente de quem seja, de onde more, da cultura, etnia, gênero ou orientação sexual, todo mundo experimentará a tristeza, solidão, rejeição, ameaça, medo, carência, etc, mas acima de tudo terá a oportunidade de amadurecer o suficiente para saber que tudo isso passa. Tristeza e alegria, sucesso e fracasso não são permanentes.

Os gays tendem a demonstrar uma sensibilidade mais aflorada, principalmente por causa dessa cultura machista enraizada em muitas sociedades. E podem sofrer com isso.

Por outro lado, há adolescentes heterossexuais do sexo masculino que liberam um grau alto de sensibilidade porque exploram a inteligência e a consciência de que não precisam ser hostis para provarem masculinidade.

O problema é que, do outro lado da moeda, o preconceito e machismo fazem as pessoas com menos discernimento se tornarem intolerantes. Elas prejulgam e rotulam.

Se os gays adultos sofrem com isso, imagine um adolescente hétero sem identidade machista perante esses outros heterossexuais intolerantes. Tenso.

Triste é a gente, que está de fora dos conflitos desses adolescentes, perceber que eles se suicidam num momento de profunda e precoce infelicidade pela incompreensão de colegas. Eles rompem de vez a oportunidade de provarem que há grande chance de se tornarem pessoas prósperas e realizadas. Chances até maiores do que as de seus malfeitores.

A sensibilidade é fundamental para o amadurecimento de qualquer pessoa. Reflita sobre o significado desta palavra (Houaiss): "emoção, sentimento, faculdade de sentir compaixão, simpatia pela humanidade; piedade, empatia, ternura".

Imagine o contrário disso: "desprovido de sentimento ou de compaixão; desprezo pela humanidade; crueldade, desumanidade, hostilidade".

Quem tem mais chance de se tornar adulto mais abençoado?

O vídeo citado no início da postagem ainda não está com legendas, mas encontrei outro produzido pela campanha que tem o mesmo propósito. Feito com funcionários da "Pixar Animation Studios". Acompanhe até o final (se puder) porque é a melhor parte e mostra o sentido do que foi relatado antes.


6 comentários:

  1. Oi,Ju

    Vi os dois videos.Largue de ser preguiçoso e traduz o segundo. :P
    Nao é difícil.

    Olha,nunca tive problema com bullying.Sou uma das pessoas mais educadas do mundo,mas tb sei colocar cada um no seu devido lugar sem sair do salto.Aloka.

    Adorei esse post.Seu site tem um toque especial,o que difere de outros.

    Beijos pro Simba e pro gaton.kkkkkkk. :P

    ResponderExcluir
  2. Lobinho, obrigado pelo carinho. Bjsss proc. ;)

    ResponderExcluir
  3. Sou contra qualquer tipo de insensibilidade e intolerância, mas esta história de "bullying" sempre existiu e existirá ... faz parte do universo da infância e da adolescência ... no meu tempo eu sofri como tantos outros sofreram ... gays ou não ... mas sabíamos perfeitamente como lidar com estas coisas ... hoje os adolescentes andam tão perdidos e sem norte q não conseguem lidar com nada q lhes tire o tapete ... como vão viver o amanhã? acho tb q existe uma exploração sem limites do tema, sem apresentarem qualquer tipo de solução ... a solução está em casa com pais mais presentes e responsáveis e em escolas q imponhas os limites mínimos de contexto social para q as crianças aprendam a viver em grupo ... este tema é daqueles q hoje rende IBOPE ... já já cai este índice cai e tudo vai para o esquecimento até retornar em outra oportunidade para render mais dividendos a muitos espertos ...

    Mas o vídeos são bons sim e seu post, que não tem este caráter de oportunismo, pelo contrário, são bons e relevantes ...

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Ai Ju eu estava com um texto pronto sobre o meu ponto de vista pra escrever aqui, mas é impossível escrever vendo a fofura interminável do Simba.
    Quando vier pras bandas de cá, é claro que nós vamos ferver, sem dúvida...

    Amore um super beijo te amón!

    Alda.

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.