Klaus, Bertrand e Ole 500x350

Pinta de galã (a cara do ator Alec Baldwin – veja na foto seguinte) e sempre sorridente, Klaus Wowereite (o primeiro, à esquerda), 58, conhecido como Wowi,  já cumpre o seu terceiro mandato consecutivo como prefeito da cidade de Berlim, Alemanha. Em setembro último foi reeleito por mais quatro anos.

Wowi é um dos mais conhecidos políticos alemães a assumir sua homossexualidade. Ao sair do armário, antes da eleição de 2001, ele cunhou a frase Ich bin schwul und das ist auch gut so! (Sou gay e isso também é bom!), que tornou-se conhecida nacional e internacionalmente.

Klaus Wowereit e Alec Baldwin (500x350)

Em sua autobiografia, lançada em 2007, Wowi declarou que decidiu sair do armário porque sentia que os tablóides alemães já estavam averiguando a sua vida amorosa. Com sua declaração pública, quis dar um passo a frente dos tablóides, prevenindo que estes escrevessem histórias sensacionalistas sobre sua vida privada. Wowi proferiu sua famosa frase em uma convenção do SPD em Berlim.

Sua eleição fez de Berlim uma das três grandes cidades europeias com um prefeito abertamente homossexual, atrás de Paris e à frente de Hamburgo, cujos prefeitos Bertrand Delanoë (o do meio na foto mais acima), 61 anos (segundo mandato) e Ole von Beust (terceiro da foto), 56 anos (terceiro mandato), respectivamente, são também homossexuais. O mandato para prefeito na França é de seis anos e na Alemanha, quatro.

Os três assumiram o cargo em 2001. Anteriormente, a maior cidade do mundo com um prefeito homossexual era Winnipeg, no Canadá, com Glen Murray. Berlim e Hamburgo são tanto as duas maiores cidades da Alemanha quanto cidades-estados, fazendo de Wowi e von Beust os dois primeiros governadores gays da Alemanha.

Em setembro de 2007, Wowi lançou sua autobiografia, intitulada …und das ist auch gut so (...e é bom que seja assim), em clara referência à famosa frase que utilizou para sair do armário.

Klaus Wowereit e Jörn Kubicki (foto Sean Gallup-Getty Images Europe
Wowi vive com Jörn Kubicki (com ele na foto acima), um neurocirurgião 12 anos mais novo

Fonte: Wikipedia.

3 comentários:

  1. Hoje vc tá todo europeu,ne?
    Super bacana esse post!
    Beijos,querido.

    ResponderExcluir
  2. outro tipo de pais, no Brasil seria algo dificil, por exemplo, o governador de Minas, Antonio Anastasia é gay, mas isso não é comentado, não é citado, o marido dele passou toda campanha na Europa para evitar q ele fosse ligado ao governador. porque nesse país isso é necessário?

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.