Ainda há pouco me deparei com o trecho de "Crepúsculo dos Ídolos", de Friedrich Nietzsche, no blog "Enfim, é o Que Tem Pra Hoje". Isso trouxe algumas respostas.

Nietzsche morreu solitário, mas pretendeu ser o grande desmascarador de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano [Não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia].

Mas enfim o que o grande filósofo alemão tem a ver com os dois cantores contemporâneos e um blogueiro?

Bratz é filósofo. Ao ler sua postagem, eu escutava Blue Jeans, de Lana Del Rey (sobre ela, aqui e aqui). A melancolia é uma das características da cantora e de Nietzsche - após um período de sofrimento intenso - que inclui uma decepção amorosa e a elaboração de "Assim Falou Zaratustra", a maior e a mais difícil  de todas as suas obras -, ele foi diagnosticado como louco aos 45 anos. Viveu o resto de seus anos sob a tutela da irmã e da mãe. Triste.

Então, sem maiores fundamentos, pesquisei notícias recentes de Lana. Uma música nova, talvez? Me deparei com o vídeo abaixo.

Sem juízo de valor sobre os talentos (adoro Lana e Morrissey), o canal "The Reborn Identity" (YouTube) fez o mashup "The Charming Video Game" (uniu a melodia da música "Video Game" (Lana) com a letra/voz de "The Charming Man"/Morrissey ("The Smiths").

Melancolia se transforma em alegria. Parece insano, mas ficou legal. Ouça.

5 comentários:

  1. Sou fã de todos eles (tá, da Lana eu só gosto)...

    Sobre o Nietzsche, então, nem se fala! Acho um gênio! Só discordo que Assim falou Zaratustra seja seu livro mais difícil ou o maior, acho até que é o mais acessível, pelo menos em termos de linguagem (vou ser pedante: eu li em alemão...) e por ter uma narrativa. "Além do bem e do mal" e O Nascimento da Tragédia são bem mais complexos. Meu livro preferido do Nietzsche é "O Anticristo", acho que deveria ser leitura obrigatória.

    Gostei bastante do mashup, passei o fim de semana já me preparando pro show do Morrissey, não vejo a hora de domingão chegar.

    ResponderExcluir
  2. "não me roube a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia"
    não preciso falar mais nada.

    ResponderExcluir
  3. O que o Bratz pode dizer desta contextualização? Simplesmente fantástica! Foi no fundo da questão com uma criatividade filosófica de fazer inveja. Nietzsche é GURU máximo; Lana e Morrissey genialidades musicais; o mashup ficou portentoso ...

    Sim! a insanidade é a verdadeira mola q impulsiona a vida ... não a insanidade imbecil do senso comum, pelo contrário ... a insanidade dos verdadeiros louco q se permitem verdadeiramente se posicionarem como um SER perante ela ...

    bjão querido

    ResponderExcluir
  4. Ai, amigo1 não sei o que comentar... Posso só deixar um abraço???

    ResponderExcluir
  5. Oi pra todos! Sou adilson garçom. Conheço pessoas"e quem não conhece?"mas todos so gostam de pagode.samba, forró. Nada contra...sao amigos e estamos no brasil neh!!! Senti a necessidade de criar um grupo no whatsapp pra fãs de the smiths , morrissey e outras bandas inglesas. Interessados...meu zap (21) 9813 97695. Forte abraço pra todos.

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.