A ativista Paulete Furacão, 25 anos, foi nomeada pelo Estado a próxima Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia. Alguns sites a chamam de travesti, outros de transexual.

Pode ser a primeira travesti a assumir um cargo público desse porte por nomeação.

Paulete começou como ativista em 2006, dois anos após o assassinato da amiga Laleska D Capri. A partir de então, ela criou e coordena a Associação LGBT Laleska D Capri.

Segundo o site, a finalidade da associação é lutar em prol da diversidade e defender os direitos LGBT. A sede fica em Amaralina, bairro da capital baiana.
Até hoje nunca houve uma oportunidade para uma travesti dentro de um órgão do governo na Bahia, principalmente para um cargo com tamanha importância. Uma das minhas primeiras missões é a criação de um campo de trabalho para trans e travestis, criando dessa maneira novas oportunidades de inclusão das minhas amigas e companheiras de lutas, explicou Paulete.
É de se estranhar a pouca idade e qualificação - apenas a coordenou de sua Associação -, para assumir um cargo tão relevante. Secretários são para o governo do Estado o que ministros são para o País.

10 comentários:

  1. Parabéns ao governo da Bahia! Aqui em Minas o Governo do Estado tem uma transsexual como Coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual - Walkiria La Roche ...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, meu lindo!

    Acho que serei “malhado” por esse comentário, mas, me passa a impressão do 8 ou 80. Justificando: eu acredito que, para que uma pessoa exerça cargos mais importantes, como esse, é sempre necessário experiência, no mínimo.

    Posso estar falando bobagem, mas, sei lá, por exemplo, se alguém tivesse que ser escolhido para a secretaria da mulher (se isso existisse) não bastaria “ser mulher”, entende? O “ser” não habilita automaticamente ninguém a “exercer”, é por aí. Acho que me enrolei (kkkkkkk)

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cesinha, não se enrolou. A meu ver, foi brilhante.
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vocês. Pra ser Secretário da Saúde não basta ser médico. É assim em tudo na vida. Ótima frase do Cesinha: “o fato de ser... não habilita o exercer”. Depois, se a moça fizer uma “cagada”, sabe o que vai acontecer? Vão dizer que a gente não tem capacidade!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. vou fazer uma pergunta para o Cesinha: mas quem disse q ela não é habilitada? quem pesquisou aqui o currículo dela?

    ResponderExcluir
  6. Concordo que parece ser pouca idade, mas a história é rica de exemplos em que governantes bem jovens mostraram dar muito bem conta do recado quando a vida os chamou a mostrar quanto valiam.
    Os corredores do poder estão cheios de nomeados experientes que mostram à saciedade o quanto sabem roubar e atropelar qualquer qualquer princípio ético.
    Determinação e capacidade de mobilização já ela mostro, a meu ver, ao pôr em funcionamento a Fundação que formou e lidera.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou com o Foxx. Julgar a qualificação dela sem conhecer de fato é, no mínimo, leviano de nossa parte.

    Além disso, eu não acredito que ela tem que ser "fodona" pra assumir tal cargo, porque ela nunca vai trabalhar sozinha num cargo desses. Talvez, ela tenha algo que falta em muitos especialistas: vontade política!

    Outra coisa é que, se alguém hoje quiser criticá-la por qualquer falta de qualificação para assumir tal cargo deveria se manifestar com a mesma veemência contra a nomeação de certas pessoas no Brasil. Já tivemos Pelé como ministro dos Esportes e atualmente temos o Crivella como ministro da pesca, só para dar alguns exemplos. Mas estes foram poucos que criticaram, né?? Que tal pensarmos sobre isso??

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Oh, meu delicia, Cara Comum (kkkkkk) ninguém julgou nada aqui. O que eu disse foi apenas que o "ser" não é passaporte suficiente para o "exercer". Apenas isso! Que puta mania de fazer drama (kkkkkk) de já partir pra cima!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, e principalmente o pequeno debate entre os comentários. valeu.

    ResponderExcluir
  10. Cesinha, essa puta mania de partir pra cima é legal, rsrsr, principalmente se for o carinha que eu conheci no trem. (Risos)

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.