Um novo estudo elaborado e concluído por um grupo de pesquisadores do Instituto Superior de Saúde da Itália, coordenado por Andrea Savarino, poderá possibilitar aos portadores do vírus HIV abandonarem definitivamente o tratamento com os antirretrovirais.
O tratamento é feito à base de um coquetel de drogas o qual, diferentemente dos coquetéis convencionais, seria administrado por um período limitado de tempo. E funcionou bem em animais ao orientar o sistema imunológico a controlar o vírus causador da AIDS
Na prática, o remédio induz o organismo ao autocontrole da infecção e à interrupção definitiva do tratamento farmacológico, informou a agência de notícias italiana Ansa.
O problema de sempre: dinheiro. 
Após concluída a fase de testes em macacos, a nova, mais onerosa e não menos demorada etapa será a experimentação em seres humanos. Vamos torcer para que surjam recursos financeiros para acelerar o processo e, mais importante, para que seja um sucesso.
Fonte: O Globo.

6 comentários:

  1. Essa notícia é ótima, aliás, excelente. Tomara que os testes sejam bem conduzidos e o mais rápido possível o novo medicamento possa estar a disposição do tratamento humano. Enfim, progressos!
    Beijos Junior

    ResponderExcluir
  2. amém. vai melhorar muito a vida dos soro positivos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, meu lindo. Então... eita assunto difícil! Não quero desanimar ninguém, mas acredito que devemos ter o pé bem firme no chão. Tomara que eu esteja errado, mas, mesmo que essa “descoberta” (que nem é tão descoberta assim) esteja no caminho certo, isso ainda levará anos! O assunto é muito complicado, daria uma tese, não cabe discutir isso em um comentário, mas são muitos, muitos mesmo, interesses envolvidos (infelizmente) e que dizem respeito ao “paradigma central” da medicina hegemônica... enfim...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, como fiquei feliz com essa notícia!!! Isso precisa ser amplamente divulgado para evitar que a falta de investimentos (ou interesses escusos) atravanquem esse enorme progresso.

    Torcendo pra dar tudo certo!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.