Em 2008, um par de cuecas e outras quatro peças antigas de linho foram descobertas por arqueólogos do Instituto Arqueológico da Universidade de Innsbruck (Áustria), mas só recentemente eles autenticaram e dataram as peças, identificando-as como do século XV. Segundo os especialistas, as cuecas encontradas são o modelo mais antigo descoberto até hoje
A imagem da cueca mais antiga foi divulgada pelo instituto e se parece com uma calcinha. Os estudiosos, entretanto, afirmam que se trata definitivamente da peça íntima masculina; a cueca era considerada símbolo de poder e dominação masculina. As mulheres daquela época, pelo que os estudos apontam, não usavam roupas íntimas sob suas saias.
Chega a ser engraçado comparar o homem contemporâneo ao de 600 anos atrás e perceber que, pelo menos no quesito roupa íntima, eles não se diferenciavam. Os modelos atuais cada vez mais se aproximam das calcinhas e há homens que usam até lingeries, já que modelos masculinos são fabricados atualmente.
Por outro lado, tomando por base o modelo recém-descoberto na Áustria, a cueca sofreu grandes transformações ao longo dos séculos. Vamos conferir o descritivo pego do site Terra (Vida e Estilo):

Você acha que a cueca ainda hoje tem o poder? Qual a sua preferida?




7 comentários:

  1. Delícia de post! Eu gosto daquele estilo da cueca branca com detalhes em vermelho e azul. Aquela de "renda preta"... o horror dos horrores! (rsrsrs)... alguém usa aquilo?

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. vc notou que tem um grande erro no seu post? a cueca que vc fala é do século XIII, do meio da Idade Média, mas ai no texto abaixo mostra uma roupa íntima da idade média, que na verdade é uma vestimenta romana, como se fosse da idade média.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, há um erro sim, Fox, mas foi meu. A matéria que li estava em inglês e não dizia o século, mas o ano: por volta de 1400. Ao invés de atribuir aquele ano ao século XV, que é o correto, eu pensei no século XIII. O texto já foi alterado.
    Obrigado.
    Mas só pra ressaltar, o século XIII não é o meio, mas o fim da idade média (século V a XV).

    ResponderExcluir
  4. Eu imaginava que a calcinha vinha antes da cueca. Como será que as mulheres ficavam naqueles dias que estavam menstruadas, hein?

    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir
  5. Discordo totalmente do Lucas ... adorei a cueca de rendinha preta e eu usaria ... kkkkkkkkkkkkkk ... #soudessas

    ResponderExcluir
  6. Com o corpo desse modelo aí acima, quem vai se importar com o modelo de cueca? Cueca tem que ser confortável e realçar o corpo, mas de acordo com o estilo de cada um.

    ResponderExcluir
  7. pra eu usar tem que ser confortável mas gosto de ver cuecas bonitas e corpos bem interessantes hehehehe

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.