O que poderia ser tão atraente quanto uma dama de vermelho? Um cavalheiro de vermelho!

Basta usar a cor vermelha ou suas tonalidades e o homem se tornará mais atraente e sexualmente desejável pelas mulheres, de acordo com uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Rochester e outras instituições. 

O encanto da cor de cereja, em última análise, reside na capacidade de fazer os homens parecerem mais poderosos, diz Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester: Descobrimos que as mulheres veem homens de vermelho com mais status, mais chances de ganhar dinheiro e de subir na escada social. E é este julgamento de status elevado que leva à atração.

Por que o vermelho? 

Os autores associam a cor à cultura e biologia. Nas sociedades humanas, em todo o globo, o vermelho tradicionalmente tem sido parte da regalia dos ricos e poderosos. China antiga, Japão e África subsaariana todos estão acostumados à tonalidade vibrante para transmitir prosperidade e status elevado, e os cidadãos mais poderosos da Roma Antiga eram literalmente chamados de "aqueles que usam vermelho". Ainda hoje, segundo os autores, os empresários usam uma gravata vermelha para indicar a confiança, e celebridades e personalidades são aclamados por um extenso tapete vermelho.

Juntamente pela associação entre o vermelho e o status, os autores apontam para raízes biológicas do comportamento humano. Entre os primatas não-humanos, como mandris e babuínos, o vermelho é um indicador de dominância masculina e se expressa mais intensamente em machos alfa. As fêmeas dessas espécies acasalam mais frequentemente com os machos alfa, que, por sua vez, fornecem proteção e recursos: Em nossa cultura, costumamos dizer que os homens agem como animais na esfera sexual. O vermelho parece proporcionar o mesmo caminho às mulheres. Elas podem agir como animais, desencadeando nelas provavelmente algo profundo e biologicamente enraizado, explica Elliot.

Para quantificar o efeito vermelho, o trabalho analisou as respostas de 288 mulheres e 25 estudantes do sexo masculino que viram fotografias de homens em sete experimentos diferentes. Os participantes foram autoidentificados heterossexuais ou bissexuais. Em uma apresentação das cores, os participantes olharam para fotos de um homem enquadrado por uma margem de vermelho ou branco e responderam a uma série de perguntas, como: "Quão atraente você acha esta pessoa?"


Outros experimentos contrastaram vermelho com cinza, verde ou azul. As cores foram precisamente equacionadas em leveza e intensidade de modo que os resultados do teste não pudessem ser atribuídos a diferenças que não fossem de matiz.

Em vários experimentos, a camiseta do homem nas fotos era digitalmente colorida em vermelho ou outra cor qualquer. Os participantes avaliaram o status e a atratividade do homem retratado e informaram sobre a sua disponibilidade naquele momento para beijá-lo e ter com ele uma atividade sexual. Eles também classificaram a simpatia, gentileza e extroversão do homem mostrado com camisetas de várias cores.

Os pesquisadores descobriram que o efeito do vermelho estava restrito ao status e ao romance. O vermelho fez o homem parecer mais poderoso, atraente e sexualmente desejável, mas não o fez parecer mais simpático, gentil ou sociável. O efeito foi consistente em todas as culturas; alunos do curso de graduação dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Alemanha e da China. Todos acharam os homens mais atraentes quando vestiam vermelho ou tonalidades de vermelho. E o efeito foi limitado para as mulheres. Quando os machos foram solicitados a classificar a atratividade de um homem retratado, a cor não fez diferença em suas respostas.

Em todos os estudos, a influência da cor estava totalmente no radar: Tipicamente, focamos a cor em termos de beleza e estética. A cor traz consigo um significado e afeta nossa percepção e comportamento em aspectos importantes, mas sem a nossa consciência, esclareceu Elliot.

Em trabalhos anteriores, Elliot documentou que homens são mais atraídos por mulheres de vermelho, mas o efeito do vermelho depende do contexto. Elliot e outros também mostraram que ver o vermelho em situações competitivas, tais como testes de QI ou eventos esportivos, leva a piores performance.
_________________________________________________
Pessoalmente, acredito que a Brastemp se baseou nesta pesquisa para o lançamento da "Laundry Center". "A Brastemp Cereja  que vai transformar a sua área de serviço. É ser surpreendente, ser desejado, ser o centro das atenções. A Laundry Center é uma combinação de lavadora, secadora e pedestais organizadores que vão revolucionar a forma como você sempre olhou para a sua área de serviço." [grifei]


6 comentários:

  1. em mim homens despertam desejos sexuais com qualquer cor ... #dessas ... rs

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi, o vermelho nos homens só faz efeito nas mulheres. É isso? Nos gays e trans, não?
    Ou mulheres de vermelho fazem efeito nos homens também..?
    Nossa!!! Vou ter de ler mais umas vezes..rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Margot, embora a pesquisa não tenha incluído os gays no universo pesquisado, eu suponho que a cor vermelha desperta atração em quem se sente atraído por homens, independentemente do gênero. Mas, como o pesquisado frisou, é algo inconsciente.
    Bjaum.

    ResponderExcluir
  4. Olha , de fato comigo faz sentido, embora não seja um fetiche único, o vermelho seja em sunga, bermuda sempre me atraiu nos homens.Aguça a libido.

    ResponderExcluir
  5. será q funciona pra homens tb?

    ResponderExcluir
  6. eu, como um bom moreno, fico ótimo usando vermelho. rs

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.