O New Beat foi a música eletrônica da década de 1980 e início de 1990.  Foram os belgas que o lançaram ao resto do mundo, começando com o Reino Unido, depois toda a Europa até chegar nas Américas, principalmente E.U.A e Brasil.
O estilo é  um híbrido de batidas lentas e elementos de 'Acid House' que resulta num ritmo menos acelerado, porém pesado. Grandes e memoráveis bandas surgiram para embalar a galera do século passado, mas foi a Confetti's quem mais fez sucesso e vendeu discos com o New Beat. Algumas delas contaram com um reforço considerável do público gay que venerava as danças estilosas e a ousadia das maquiagens dos vocalistas assumidamente bissexuais.
Era muito 'cool' entrar no carro com os amigos [gays] e inserir uma fita-cassete de uma dessas bandas no toca-fitas - aquela coisa que todo mundo carregava a tira-colo para não ser furtada dentro do veículo. Hoje é engraçado lembrar dos caras que faziam questão de exibir o troço em cima da mesa do bar ou do restaurante. É como o celular hoje em dia. O modelo define o status social do proprietário.
Era 'cool' também perguntar para o amigo se já ouvira o novo álbum do 'Depeche Mode ou do 'Dead or Alive', 'Pet Shop Boys', 'Bronski Beat', 'Easure', 'The Smiths', 'Frank Goes To Holywood', entre outras bandas gays.
Veja também:
Assista mais clipes selecionados de algumas das bandas na seção 'Vídeos' [coluna do lado direito do blog].
Por ora, fique com o documentário "A Life in Pop". Narra a trajetória da "Pet Shop Boys" e conta também a vida dos dois integrantes, como se conheceram, o boom na década de 1980 e o declínio por causa de um clipe no qual os caras arriscaram uma mensagem gay. Se ainda não viu, vale muito a pena. É envolvente e bem curioso.

Um comentário:

  1. Bons e velhos tempos, sem nenhuma conotação saudosista pura e simples ... é o fato de que as coisas eram mesmo muito melhores ... não havia ainda esta massificação da baixa cultura ...

    bjão

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.