Desde outubro deste ano e até 28 de janeiro de 2013 está em exibição o 'Naked Men' ('Homens nus') no Leopold Museum, em Viena (Áustria). A mostra retrata a história do nu masculino e traz imagens desde o século XIX até os dias atuais.

O evento em si é curioso, mas a forma pela qual o Leopold Museum anunciou a abertura da exposição no mês passado gerou muita polêmica: a melhor cidade do mundo para se viver, segundo a Mercer Consulting, foi enfeitada com cerca de 180 pôsteres de três jogadores de futebol de diferentes etnias trajando apenas chuteiras e meias com as cores da bandeira francesa.
A população não gostou e alguns cidadãos vienenses picharam as imagens que acabaram sendo censuradas pelo próprio Leopold Museum: "Não estamos muito felizes com a situação. Você sempre espera que tenhamos progredido, já que estamos no século XXI. Mas recebemos muitas, muitas reclamações. Não percebemos que muitas, muitas pessoas ficariam tão perturbadas ou raivosas, de forma que ficamos preocupados com segurança, com a proteção dos visitantes", disse o porta-voz do museu Klaus Pokorny ao jornal "Calgary Herald". Ele explicou que muitos pais reclamaram da exposição dos nus a seus filhos.

Por outro lado, a polêmica provavelmente despertou ainda mais curiosidade e visitantes à mostra. Quem dispor do privilégio de apreciá-la encontrará obras e autores de épocas variadas que vão desde o trabalho de Pierre & Gilles, autor das imagens usadas nos anúncios e intitulada "Vive la France", até as clássicas estátuas. Entre uma olhada e outra, o visitante também poderá contemplar as pinturas de Peter Paul Rubens, Cézanne, Edvard Munch, do artista expressionista Egon Schiele, além de obras mais contemporâneas, de conteúdo sexual explícito, como, por exemplo, as do fotógrafo americano Robert Mapplethorpe e dos artistas Gilbert e George, de Londres e Andy Warhol.








5 comentários:

  1. é inacreditável tudo isto! em pleno século XXI e esta hipocrisia e mentalidade retrógrada dos homens ... este medo do NU, com tanta coisa séria para se ter medo nos dias de hoje ... mas enfim ... deixa quieto ...

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo do que o Bratz falou.... hipocrisia pura.
    Ademais as imagens, estátuas, telas..a exposição em si...parece ser linda.
    O corpo humano é para se reverenciar... não para se envergonhar. É a prova da existência Divina e deveria nos dar orgulho, em todas as suas formas, texturas, cores, tamanhos.... é lindo!
    Beijos Junior..adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos memes mais poderosos da nossa cultura: a relação do nu com o sexo e a sensação de "algo pecaminoso". Não é fácil!

    ResponderExcluir
  4. Imaginem com isso o porque do preconceito gay ser tão forte, embora muitas vezes, apresente-se mascarado.Se a própria nudez ainda é tabu, alias, a masculina.Bjks!

    ResponderExcluir
  5. mulher nua, pode.
    homem nu, não.

    e assim caminha a humanidade...

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.