AP PHOTO/KOJI SASAHARA
Há apenas três anos o Identidade G publicava uma matéria na qual anunciava o retorno da tímida Parada Gay de Tóquio -- o evento anual estava suspenso há vários anos porque faltava público. No último domingo, 28/04, milhares de pessoas marcharam pelos direitos dos gays na primeira "Rainbow Week" do Japão.
O acontecimento é apenas o início de uma série de eventos que visam apoiar as minorias sexuais e ocorrerão ao longo de uma semana, até o dia 6 de maio. Neste primeiro dia, os organizadores estimaram a participação de 12 mil pessoas. Alguns jornais publicaram um número bem menor, cerca de 3 mil.
AP Photo/Koji Sasahara
"O desfile é um evento simbólico do programa 'Rainbow Week'. Esta é nossa primeira tentativa de vincular os vários grupos de minorias sexuais. Temos a impressão de que mais mulheres e pessoas de várias nacionalidades participam de nosso desfile nos últimos anos", disse Hiroko Masuhara, 35, uma das organizadoras.
AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO 
Masuhara se 'casou' no mês passado com a sua parceira Koyuki Higashi, 28, no Tokyo Disney Resort. "Meu amor Hiroko e eu usamos vestidos de noiva e tivemos uma mini parada na 'DisneySea', um lugar que eu também amo. Fiquei muito feliz!", escreveu Koyuki no Twitter. 

O evento marcou o primeiro casamento homossexual no popular parque de diversões, embora casamentos gays não tenham legitimidade no Japão. "Podemos não ter uma lei que se aplique a nossa união, mas quando nos felicitarem pelo casamento, vou orgulhosamente dizer 'obrigada!' ", disse Higashi. 

O casal chegou às manchetes depois que o parque temático inicialmente disse que não haveria problema com a cerimônia, desde que as duas comparecessem vestidas "como homem e mulher", segundo informação no 'Bangkok Post'.

A equipe do parque considerou que a cerimônia com as noivas usando vestidos ou smokings repercutiria entre os visitantes. Entretanto, dias depois, o gerente do resort voltou atrás e fez contato com as noivas para informá-las que sua resposta inicial fora um equívoco e que as moças estariam livres para misturar ou corresponder seus trajes. 

Que confusão! Assista ao vídeo do casamento das duas publicado no Bangkok Post. Mais fotos da Parada abaixo.



Fotos

Keith Tsuji-Stringer - Getty Images
Keith Tsuji-Stringer - Getty Images
Keith Tsuji-Stringer - Getty Images
AFP-JIJI
Keith Tsuji-Stringer - Getty Images


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.