Na década de 1970, era divertido assistir à dupla Ênio e Beto (Ernie e Bert), da série de TV Vila Sésamo. A cara de pau de um era diretamente desproporcional à paciência do outro.

Os episódios da dupla com certeza marcaram quem foi criança naquela época. Passados mais de 40 anos, aquelas crianças agora são adultos quarentões que podem perfeitamente imaginar que eles bem poderiam formar um divertido casal gay.

Os dois voltaram à cena em 2013 na capa da The New Yorker para celebrar a lei que regulamentou o casamento gay em Nova York. Os criadores e a produção do programa negam qualquer envolvimento gay da dupla.

"Ênio e Beto são apenas grandes amigos e foram criados para ensinar às crianças que pessoas podem ser amigas apesar das diferenças entre elas."

De qualquer maneira, os dois instruem a convivência entre os sexualmente diferentes.

Em 1969, quando a série foi lançada nos EUA, não havia espaço para tanto arrojo. Mas há de se admirar o talento e a sensibilidade de Jack Hunter, artista responsável pela capa da revista. Digno de uma decisão como esta. 

Eles dividiam o quarto, mas não a cama. Passavam o tempo inteiro juntos. O único quadro da parede é a foto deles bem  juntinhos... 


4 comentários:

  1. Amore uma explicacap rapida: por aqui esta e' uma brincadeira ha muitos anos e tem gente que acha isso um absurdo, mas os sites pro-gay usam e abusam de Enio e Beto como um casal gay. Na verdade e' uma boa defensa de marketing visto que os bonecos nao agridem tanto aos haters. E' o que os criadores da "Avenue Q" fizeram. Muitos eficaz.

    Outro: na verdade a capa e' para celebrar o fim do DOMA (Defense of Marriage Act). Esta lei identifica na lei que somente casais hetero podem ter direitos e naos os casais gays. Com o fim da lei aprovada esta semana pela Superior Court YAY!!!! todos os casais gays nos estados que casamento de same sex sao legais (incluindo NY) passam a ter os mesmo direitos como pensao, assistencia medica, poder declarar imposto juntos e visitar o companheiro/a no hospital sem ninguem falar nada.

    Mas ai que esta o problema: ainda existem os estados onde o casamento de mesmo sexo nao e' legal, e as leis nestes estados continuam as mesmas, ou seja, gays casados em outros estados nao tem direito algum no estado de residencia (caso ainda nao e' legal).

    Tudo isso e' muito complicado para explicar em poucas palavras, mas so queria esclarecer o porque da capa. Na verdade e' uma conquista maravilhosa para todos os casais gays neste pais. Mas a luta continua.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Junior, vc me trouxe agora lindas lembranças. Eu adorava o Ênio e o Beto. Eram meus personagens favoritos da Vila Sésamo...
    Nunca passou pela minha cabeça de criança e nem depois (até agora), que eles podiam formar um casal. Pra mim eram só amigos..ou irmãos...
    Mas foi uma boa sacada de quem fez a capa... realmente genial.
    Beijos

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.