Coluna Película Cor-de-rosa
[Por Marcos Alexandre]

A coluna de hoje é dedicada aos jovens: aos jovens de coração, para que relembrem uma heroína do cinema que os inspira a assim permanecer, e aos jovens de idade, para que a conheçam: trata-se de Muriel Heslop, personagem principal de 'Muriel's Wedding' (O Casamento de Muriel), filme australiano de 1994 dirigido por P. J. Hogan.
Mesmo sem abordar abertamente a diversidade sexual, o filme tornou-se uma obra cult entre os gays de todos os continentes – um fenômeno parecido com o que aconteceu em 1985 com o filme alemão Zuckerbaby (Estação doçura), de Percy Adlon.

Muriel é uma jovem gordinha que deseja casar com um príncipe encantado. No início do filme, ela personifica todas as pessoas que odeiam seus defeitos e que sonham em ser melhores do que são. Ao longo de sua jornada, porém, Muriel passa a personificar uma crítica sincera ao que rotulamos como amor, casamento e aceitação social.

Analisando o casamento de Betty com Bill, o de Tania com Chook e o da própria Muriel com David, os gays - que geralmente são mais espertos que os héteros - veem uma inspiração para mudar certas coisas em suas vidas e também uma lição que mostra que quem não tem um namorado pode ser uma pessoa tão boa quanto quem tem - e às vezes até muito melhor.

Outro ponto alto do filme é a relação de Muriel com as músicas do grupo ABBA (que as bees mais velhas conhecem dos discos de vinil de seus pais e que as mais novas provavelmente conheceram no musical Mamma Mia!, dirigido por Phyllida Lloyd e estrelado por Meryl Streep em 2008).
Muriel’s weeding nos ensina que somente quando admitimos para nós mesmos quem somos e o que queremos é que estaremos livres para procurar nossa verdadeira felicidade. E mesmo que demore para que a encontremos, chegaremos lá - e a a busca já terá sido uma bela aventura.
Marcos Alexandre
Sobre o autor:
Escritor, lançou o e-book www.peliculacorderosa.wordpress.com. Entre 2004 e 2009 atuou como colunista de cinema com temática LGBT na revista G Magazine e em diversos sites de SP, RJ e Brasília (Mix Brasil, Cineminha, Gay Brasil, GLX, Parou Tudo e outros). Mora atualmente em Joinville e dedica seu tempo ao tarô e à quiromancia (www.leiturademaos.wordpress.com)

Um comentário:

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.