Imagem: Cristianos Gays
A Costa Rica, um dos países democráticos mais consolidados das Américas, acaba de aprovar acidentalmente o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, segundo publicação em vários sites, dentre os quais O Globo, The Christian Post.

O episódio aconteceu no início de julho quando um projeto de lei para regulamentar serviços sociais estava sendo analisado no Congresso local. A banca conservadora não percebeu uma mudança no texto e a aprovação foi unânime.

A primeira versão se referia ao casamento como “união entre um homem e uma mulher”. No entanto, esse texto foi alterado para “confere direitos e benefícios sociais a qualquer união civil, livre de discriminação”.

Os deputados conservadores, quando perceberam o engano, pressionaram a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, a vetar a lei, mas ela se recusou e sancionou em 4 de julho.

O deputado José Maria Villalta, da bancada liberal do Congresso e membro dos movimentos sociais costa-riquenhos, foi o responsável por mexer no texto do projeto de lei. Ele declarou ao o jornal "Tico Times":
"Durante a discussão no primeiro debate, nós explicamos que a lei deveria ser interpretada com o sentido de abertura à comunidade gay, e ninguém se opôs. O problema é que há deputados que não leem aquilo que votam" 
Ele afirmou ainda que, sem querer ou não, agora o país abriu um debate acerca do assunto e “deve aproveitar a ocasião para ampliar os direitos civis para gays”.

O deputado conservador Justo Orozco, do Partido da Renovação Cristã Costarriquenha, prometeu contestar a nova lei na justiça, apesar de o parágrafo em questão ter sido aprovado por unanimidade.

A Costa Rica aboliu as suas forças armadas em 1948 e substituiu as bases militares por escolas. Pretende ser o primeiro país em desenvolvimento a deixar de ser dependente de carvão, até 2021. E os costa-riquenhos são o povo mais feliz do planeta, de acordo com o Happy Planet Index.

É um país limitado ao norte pela Nicarágua, leste pelo mar do Caribe, sudeste pelo Panamá e oeste pelo Oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo Oceano. A capital é San José. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.