Silvio Frazão
Coluna Happenning Around

Mais de 100 costumes e fotografias formam o panorama de um século de multitude estética LGBT.

Falar de moda sem falar de personalidades gays é o mesmo que passar uma receita de comida picante sem a pimenta. Nomes como Balenciaga e Jean Paul Gaultier influenciaram e continuam influenciando a moda e a 'pop culture'. Mas o que falar sobre moda relacionada às lésbicas, bissexuais e/ou os transgenders? 

Essa é a principal proposta da mostra “Queer History of Fashion: From Closet to the Catwalk” (Diferente Historia da Moda: do Armário para a Passarela), que será aberta nesta sexta-feira, 13/09, no Museu Fashion Institute of Technology ("FIT"), em Nova York.


De acordo com os curadores da mostra, Fred Dennis e Valerie Steele (também presidente do museu), a ideia é incluir não somente a contribuição da comunidade LGBT, mas explorar também a história da moda moderna através de fotos. Pretende-se assim abordar outros temas como androginia, dandismo, estilos transgressivos estéticos e a influência da subcultura de rua,  incluindo, entre outros estilos, as drag queens, couros, uniformes, e como essas influências foram sendo aos poucos absorvidas pelo mainstream. 

O famoso sutiã cone e as saias criadas por Gaultier, o vestido bondage usado por Naomi Campbell (Versace 1992), ternos femininos Saint Laurent (inspirados nas calças e smokings usados por Marlene Dietrich) e mais vestidos de noivas usados em casamentos gays. 


A exposição será acompanhada por um simpósio (8-9 de novembro de 2013). A publicação de um livro de mesmo nome, criado por vários autores, será promovido pela 'University Press', bem como uma série de palestras públicas, passeios de exposições e um site educacional, tudo com o objetivo de fomentar um clima de inclusão àqueles que têm sido freqüentemente marginalizados devido à sua orientação sexual, identidade de gênero e/ou expressão. O livro poderá ser comprado pelo site Amazon ou na própria 'Yale University Press'. 

O FIT fica na esquina da Sétima Avenida com rua 27, em New York. Confira mais fotos da mostra







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.