Escovar os dentes regularmente pode protegê-lo de ataques cardíacos e derrames cerebrias, atestam pesquisadores

Má higiene dental e sangramento nas gengivas podem permitir que até 700 tipos de bactérias entrem na corrente sanguínea. A escovação e o uso de fio dental são práticas diárias que ajudam a combater as bactérias na boca que podem causar endurecimento de artérias e levá-lo a ataques cardíacos e derrames. 

Pessoas que escovam os dentes pelo menos duas vezes por dia estão menos propensas a ataques cardíacos e/ou acidentes vasculares cerebrais.

Dr Moïse Desvarieux, da Universidade de Columbia, em Nova York, disse: "Esses resultados são importantes porque a aterosclerose (estreitamento das artérias pelo acúmulo de placa bacteriana) avançou em paralelo às doenças periodontais provocadas por bactérias na gengiva."

Acredita-se que as bactérias da boca formam coágulos nas artérias que conduzem a ataques cardíacos
Imagem: cyro-connor (Tumblr)
Os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Mailman relacionaram a doença periodontal e a aterosclerose - quando as artérias estão entupidas com substâncias gordurosas - através do estudo da saúde bucal em 420 adultos, durante mais de três anos.

Dr. Nigel Carter, diretor executivo da British Dental Health Foundation, disse ao site Express : "Esta descoberta é inovadora. A eventual ligação entre o que se passa pela sua boca e a saúde do seu coração tem sido um tema de intenso debate já há algum tempo. A pesquisa mostra claramente que quanto mais você mantem a saúde de sua gengiva, menos chances terá de desenvolver doenças com risco de vida."


Um comentário:

  1. só de fazer bem para a boca e para o hálito, escovar os dentes já é uma ótima recomendação ...

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.