O filme “Viagem de Inverno”, dirigido pelos cineastas Sergei Taramaev e Lubov Lvova, recebeu o prêmio “London Lion” no festival de cinema russo que se encerrou em Londres esta semana. Trata-se de uma trágica história de amor entre dois homens, o estudante de conservatório Eric, interpretado por Alexey Frandetti, e o morador de rua Alexey, interpretado por Evgeniy Tkachuk.

Não deixa de ser polêmico o fato de que o drama envolve um caso de amor homossexual no delicado cenário político e social da Rússia contemporânea. O país tem recebido muitas críticas desde que aprovou, em junho, a lei que proíbe a chamada “propaganda de relações não-tradicionais” entre menores de idade. Muitos acreditam que a legislação representa um retrocesso na luta pelos direitos dos gays, e não são poucos os que pedem um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que estão programadas para começar em fevereiro de 2014.

Entretanto, de acordo com Robbie Collin, um dos membros do júri e crítico de cinema do jornal britânico The Daily Telegraph, a decisão de premiar o filme russo com o London Lion não foi política, mas motivada apenas pelo mérito artístico da obra.

O Festival de Cinema Russo aconteceu no Reino Unido pela sétima vez, mas foi a primeira vez que uma produção russa recebeu o prêmio de melhor filme.
Assista uma cena:


Um comentário:

  1. muito interessante todo este contexto ... homossexualidade e a repressão Russa ...

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.