Por Aluísio Bispo


O blog Identidade G traz algumas sugestões de filmes e vídeos de temática LGBT (alguns bem conhecidos de nossos leitores). Não são críticas a filmes, mas ideias. Troca de figurinha mesmo, entende? Os filmes serão postados por categoria e a primeira escolhida é Religião. Nas postagens seguintes traremos mais dicas e outros temas. Esperamos que gostem! 

Assim me diz a Bíblia
(For the Bible Tells Me So - 2007)

Sinopse: Homossexuais são bem-vindos no reino de Deus? Durante séculos, a bíblia foi usada para justificar discriminação, repressão, injustiça - a subserviência da mulher, a escravidão, a segregação. E esta tradição continua nos dias de hoje, só mudou o alvo. Alguns poucos trechos da bíblia são usados constantemente para disseminar ódio e violência contra homossexuais. Através de cinco retratos íntimos de famílias cristãs com um membro gay ou lésbico, o filme explora a maneira como religiosos conservadores tentam convencer sistematicamente os fiéis a acreditarem que a bíblia proíbe a homossexualidade. Também investiga o que o livro sagrado de fato fala sobre o tema nos dias de hoje.



Esse documentário é completo. Tem a participação de Desmond Tutu, arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país natal e defensor dos direitos LGBT. Entre as histórias citadas, encontra-se a do primeiro arcebispo assumidamente gay da Igreja Anglicana, o monsenhor Rowan Williams.

Vale a pena assistir. Muitos jovens ainda sofrem com dúvidas e angústias por causa dessa questão. Esse documentário pode ajudar de alguma forma. Se conhece alguém nessa situação, compartilhe a postagem.

Save-me (2007)

Sinopse: Mark é um homossexual viciado em drogas. Depois de uma overdose num quarto de hotel, ele é transportado pela família para "Casa Gênesis", uma instituição evangélica que promete usar um programa de 12 passos para transformar o jovem em hétero. Mark então conhece Sott (Robert Gant), outro interno considerado ex-gay e que passa a ser mentor de Mark no programa de "recuperação". Deste relacionamento surge um romance. O filme mostra os problemas de aceitação dos internos e dos familiares, além da questão religiosa.



O longa é meio tranquilo, mas tem pontos bem interessantes. Ah, Robert Gant já vale o filme inteiro :) 

Orações para Bobby
(Prayers for Bobby - 2009)

Sinopse: Mary (Sigourney Weaver) é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser gay, ela imediatamente leva o filho para terapias e cultos religiosos com o intuito de “curá-lo”. No entanto, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida aos 20 anos de idade. Depois desse fato, Mary descobre um diário do garoto e passa a conhecer melhor o mundo dos homossexuais, tornando-se, logo, uma ativista em prol dos diretos gays. Baseado em uma história real.



Sigourney Weaver realmente rouba a cena! A história é impactante (e real) e geralmente quem passou por esse processo (caminhou ou caminha na fé) se identifica. Pegue o lenço porque vai chorar.

Assista, comente e dê sugestões! Temos uma lista pronta, mas suas ideias são sempre bem vindas ;)

Aluísio Bispo

Um comentário:

  1. assisti todos estes.. e os 3 tem em comum uma maravilhosa qualidade de roteiro ... mesmo que a produção de Prayers for Bobby é bem melhor .. mas são ótimas dicas ... parabéns pela seleção

    ResponderExcluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.