Outdoors são feitos para chamar a atenção das pessoas, mas alguns incomodam mais do que distraem. Em sua recente campanha publicitária de rua, People for Smart Cities ou Programa de Cidades Inteligentes, a IBM promoveu cartazes que são também invasivos, mas de um forma diferente e muito inteligente.

Ogilvy & Mather France levou a sério o conceito de propaganda para desenvolver essa campanha interativamente sem precedentes. O programa apresenta soluções simples e práticas para cidades mais inteligentes -- inicialmente o projeto foi executado em Londres e Paris.


Anúncios em forma de placas de metal recebem formas diferentes. Uma placa curvada simula um banco de praça; outra, um abrigo para transeuntes se protegerem da chuva; outra é sobreposta numa escadaria já existente em ruas ou avenidas para servir de rampa.

É poluição visual, mas pelo menos se está fazendo algo que deveria ser providenciado pelas prefeituras a um custo certamente mais elevado -- a imaginação dos urbanistas públicos funcionam à base de materiais caros e preços superfaturados. Sem falar que é uma criatividade e tanto.


Ainda é cedo para mensurar o resultado do custo e benefício da IBM com relação às pessoas nas ruas, mas, no tocante à mídia, o mundo inteiro apreciou essa ideia mágica.




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