Adaptação de texto escrito por Thiago Esperandio
Fotos: Elisabete Alves


Na última terça-feira (5), a cultura e a diversidade brasileira foram celebradas com muita arte. Artistas das mais diferentes linguagens, intelectuais e instituições que contribuem com a cultura do Páis foram agraciados com as insígnias da Ordem do Mérito Cultural (OMC).

A OMC é realizada anualmente pelo Ministério da Cultura (MinC) e sempre acontece no dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Neste ano, chegou a sua 19ª edição. Trata-se da maior condecoração da cultura brasileira.
Luiz Mott e Marcelo Cerqueira (presidente do GGB e condecorado no envento)
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, chanceler e presidente do conselho da OMC, entregou as insígnias a 37 premiados, dentre os quais o cartunista transgênero Laerte Coutinho (classe Comendador) e o Grupo Gay da Bahia (sem grau de classe), representado pelo presidente, Marcelo Cerqueira -- na foto cima ao lado do também ativista baiano Luiz Mott.  "Na diversidade dos agraciados, temos um retrato da nossa diversidade cultural", salientou a ministra.

Os atores Julia Lemmertz e Ailton Graça foram os mestes de cerimônia
Toda a premiação foi permeada por apresentações de vários artistas que homenagearam e trouxeram um pouco da obra de alguns agraciados para a festa.  O final da festa ficou por conta da Escola de Samba Vai – Vai que apresentou o samba "Tranquilo com a Vida" composto por Niemeyer aos 103 anos (homenageado 'in memorian' no evento, juntamente com Tomie Ohtake).

No site do MinC todos podem indicar pessoas ou entidades, nacionais ou internacionais, com relevantes contribuições à cultura brasileira. Encerrado o período de contribuições, os nomes sugeridos são analisados pelo Conselho da Ordem do Mérito. Desde 1995, mais de 500 personalidades foram agraciadas nas três classes - Grã-Cruz; Comendador e Cavaleiro-, assim como 60 instituições receberam a medalha sem grau das classes.
Antônio Fagundes foi um dos condecorados da noite
 (ao lado, o filho, Bruno Fagundes, e Marta Suplicy)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.