Em sua 19ª edição, a Parada do Orgulho LGBT de Copacabana deste domingo (16) terá "casamentaço", elenco de filme e serviços médicos e jurídicos prestados aos cidadãos


O tema Somos Milhões de Vozes é o mesmo da Parada de 2013 porque a luta pelos direitos LGBT continua e o Rio tem muito ainda para evoluir na questão dos homossexuais, alerta Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris. 

No quesito evolução dos direitos LGBT, o coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio ("CEDS"), Carlos Tufvesson, também faz a seguinte ressalva: "o exercício da cidadania parte do conhecimento dos direitos civis conquistados, até porque um direito conquistado e não exercido torna-se nulo".


A CEDS vem participando da Parada de Copacabana há quatro anos consecutivos. Em seu já conhecido lounge, prestará conta ao público das ações e campanhas que realizou ao longo do último ano através do programa Rio Sem Preconceito. A prefeitura também abastecerá o evento com mais de 500 profissionais de diversas áreas, incluindo 244 guardas, 18 viaturas, torre de observação e filmagem aérea e ônibus de comando.

Família é todos juntos todo dia

O Identidade G vem chamando a atenção para a importância na participação do projeto de lei, de iniciativa popular, para a criação do Estatuto da Diversidade Sexual. Entre as principais causas defendidas na Parada Gay do Rio 2014 está a desconstrução da ideia de “família tradicional”. A proposta do Grupo Arco-Íris pretende mostrar à população que núcleo familiar pode ser formado tanto por heterossexuais, quanto por gays, com filhos legítimos ou adotados.

#DesafioDoLaçoVermelho

Durante o evento amanhã, uma campanha ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS será promovida pela CEDS. O intuito é gerar ainda mais visibilidade à luta: visitantes do lounge receberão fitas e batons vermelhos para usarem a criatividade em fotos que poderão ser compartilhadas em redes sociais utilizando a mensagem ou o hashtag da campanha.

Vale dizer que a organização do evento conta com a programação da Ação, Orgulho e Cidadania. Entre 9h e 14h, várias tendas armadas prestarão serviços variados, dentre os quais testes para o vírus HIV, hepatite B e C - com respostas rápidas -, e vacinação contra a hepatite B. Na questão jurídica, 200 casais homoafetivos realizarão gratuitamente união estável e casamento com direito a certidão com firma reconhecida.

Festa

Como não pode faltar, o diferente, o colorido e a alegria são indispensáveis a qualquer Parada Gay que se aprecie.

A abertura do evento se dará com a já tradicional apresentação de Jane Di Castro cantando o Hino Nacional. Letícia Spiller, que protagoniza o longa "O Casamento de Gorete" e vive uma drag queen em busca de um marido (estreia no próximo dia 27), estará presente vestida de noiva, acompanhada do elenco do filme em carro especial decorado com latinhas na traseira.

2 comentários:

  1. Olá Junior
    Que bom você ter voltado.
    Sucesso para a parada.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elian! Não pude comparecer, mas espero que tenha sido um sucesso. Saudades de você e do Bratz. Visitá-los-ei (rsrs).

      Excluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.