A pesquisa da Northwestern University (Illinois-EUA), feita com DNA de mais de 400 pares de irmãos homossexuais e membros das famílias, lança luz na relação entre os genes e a homossexualidade


O trabalho, realizado pelo cientista Alan Sanders, identificou duas áreas no genoma do sexo masculino passíveis de ligação com a sexualidade. A pesquisa ajuda a confirmar um estudo de 1993, realizado por Dean Hamer, na época pesquisador do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

"É gratificante ver o nosso trabalho sobre o papel do Xq28 [estudo genético de Hamer] na orientação sexual masculina tão fortemente replicado", declarou Dr. Hamer. "Vinte anos é muito tempo, mas valeu a pena esperar para confirmar que a orientação sexual humana é parte natural, inata da constituição humana."

A Truth Wins Out, principal ONG norte-americana que trabalha na defesa e estudos científicos da orientação sexual, se pronunciou sobre a pesquisa alegando que "a orientação sexual não é escolha e [com a nova pesquisa] fica claro que é causada por fatores biológicos", disse Wayne Besen, diretor-executivo da TWO. "Esse estudo ajuda ainda mais a desmascarar mitos e equívocos espalhados por ativistas anti-gays que falsamente retratam a homossexualidade como antinatural."

Em 2013, a TWO entrevistou o Dr. Sanders sobre o seu próximo estudo. Na ocasião, o cientista anunciou: "Estamos à procura de uma série de indicadores que mostram ligação entre os vários cromossomos. O principal objetivo é que a descoberta do Xq28 parece estar apoiada numa grande amostra. Provavelmente há algum gene ou genes cuja região onde se localiza contribui para a variação da característica [da orientação sexual]."

Assista ao vídeo com a entrevista [em inglês]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.