[Atenção: o evento foi adiado pelos administradores sem data prevista. Atualizado em 6 de dezembro de 2014]

"Recreio Sem Preconceito" é o tema da primeira Parada LGBT do Recreio dos Bandeirantes. Acontecerá ainda neste ano, precisamente no dia 7 de dezembro (domingo). O nobre e jovem bairro da zona oeste - 51 anos desde sua formação -, é associado a belas praias. Uma delas, a Reserva, é velha conhecida dos gays. Mas não é só por isso.

O Recreio é o bairro do Rio de Janeiro que cresce mais rapidamente e teve sua população praticamente dobrada nos últimos anos, passando de pouco mais de 37 mil habitantes no início da década de 2000 para aproximadamente 83 mil em 2010. Por ali, reúnem-se muitos artistas, praticantes do surf e moradores de diferentes classes sociais, incluindo emergentes, classe média e alta, vindos de bairros humildes e da saturada zona-sul, respectivamente.


Estamos em 2014 e arredondemos o número dessa explosão populacional do bairro para 100 mil habitantes. Segundo dados de uma pesquisa da USP, de 2009, realizada em dez capitais do Brasil, o Rio de Janeiro está em primeiro no rank em população LGBT, com 14,3% (fonte: Wikipedia). E, seguindo esse raciocínio, são em torno de 14.000 lésbicas, gays, bissexuais e transexuais vivendo no Recreio.

Longe de querer entrar no mérito da discussão política a respeito das Paradas LGBT, é bom ressaltar que eventos que visem combater o preconceito, seja contra quem ou o que for, devem ser vistos com bons olhos. Guardados os exageros comportamentais que ocorrem em qualquer congregação, mesmo nas mais esmeradas, a festa, o colorido dos trajes e trejeitos, destacam justamente o diferente ou o "estranho" aos que ainda utilizam o pejorativo para lidar com a população LGBT.

A primeira Parada LGBT do Recreio terá como Padrinho David Brazil e madrinha Viviane Araújo - mandando bem como Naná (Império), em seu primeiro papel de destaque numa novela global. O intuito, ressaltam os organizadores, é reivindicar direitos, cidadania e inclusão na sociedade civil.

A concentração será no Posto 12, Praia do Recreio, às 13 horas, em direção a Avenida Lúcio Costa até o posto 10.

Acessórios recomendados pelo blog: chinelos (ou sandálias, como queira), filtro solar, sombrinha (colorida) e muito bom-humor.

[Atenção: o evento foi adiado pelos administradores. Ainda sem data prevista.]

2 comentários:

  1. Uala! ei-lo q ressurge das cinzas como a Fênix ... saudades querido ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bratz, ressurgi, rsrs.. Saudades. Bjaum.

      Excluir

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.