"A comunidade LGBT é bem vinda no estádio do Rio Claro FC!"

Ilustração de Arthur Camargos
Esse é o slogan criado pelo Rio Claro Futebol Clube para atrair pessoas LGBT aos estádios de futebol. A mensagem estampa uma imagem do estádio do time em uma coloração arco-íris, símbolo das minorias sexuais.

O Clube ressalta que o assunto é "coisa séria" e promete que os torcedores LGBT que prestigiarem o estádio do Rio Claro não serão constrangidos com ofensas.


As reações se dividiram nas redes sociais. Apesar das centenas de coraçõezinhos recebidos, haters também deixaram sua marca com postagens do tipo: “Agora eu vi que 7x1 foi pouco, apaga isso, Rio Claro” ou “Eu quero de volta as ofensas no futebol sim”. Algumas foram excluídas da página. 
“A gente já esperava que houvesse um choque no primeiro impacto. ‘Como assim uma página de um clube de futebol se posiciona contra a homofobia?’. Torcedor de futebol tem a cabeça muito fechada”, disse Rafael Porto, que administra as redes sociais do Rio Claro FC, ao UOL.
Na postagem, Rio Claro FC, que atualmente disputa a série A2 do Campeonato Paulista, disse que está aproveitando a popularidade recente da página para “falar também de coisa séria”. O clube afirmou que irá combater “qualquer tipo de discriminação” praticada em seu estádio.

Leia a seguir a postagem na íntegra (até agora, com mais de 2,6 mil curtidas e mais de 550 compartilhamentos no Facebook. 
"NÃO! NÃO TEMOS MEDO DA SUA HOMOFOBIA DISFARÇADA DE ZUERA!
O Rio Claro FC - Oficial faz um trabalho diferente nas redes sociais e canais de comunicação, nosso propósito é levar o futebol muito além das 4 linhas.
Aproveitamos nossa super-exposição gerada nesses últimos dias pela saudável zuera que publicamos com outros clubes e jogadores (#PAS) para falar também de coisa séria.
O Rio Claro FC luta pelo fim de uma vez da homofobia nos estádios de futebol.
Encorajamos a todos que se identificam com a causa à comparecerem aos jogos no Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, aqui você não vai ouvir "bixa" quando o goleiro cobrar tiro de meta em tom de 'ofensa', aqui, somos todos iguais, todos irmãos.
Somos contra, e reprimimos quando praticado em nosso estádio qualquer tipo de descriminação e preconceito, seja ele: Social, Racial, Sexual, Étnico, Religioso e afins.
O Futebol, assim como o mundo, é de todos, para todos!
RIO CLARO FC,
CONTRA A HOMOFOBIA NO FUTEBOL!"
Em 2013, os clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro criaram comunidades no Facebook com o mesmo objetivo. Sobre isso, leia "Grupos de torcedores do Atlético Mineiro e do Cruzeiro fundam "Galo Queer" e "Cruzeiro/Anti-homofobia", respectivamente, com o objetivo de combater o preconceito no futebol".


Internacionalmente, O "Football v Homophobia" é uma iniciativa que desde 2010 busca promover ações positivas contra a discriminação com base na identidade de gênero no esporte. Em 2016, cerca de 20 grupos europeus – entre clubes, ligas e ONGs – aderiram à campanha e organizaram atividades relacionadas à luta contra a homofobia em diversos países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.