Recentemente, como parte de uma campanha para reconhecer e preservar a história LGBT de Los Angeles, a casa onde morou o artista Tom of Finland (1920-1991), no bairro de Echo Park, Los Angeles, Califórnia (EUA), recebeu o status de patrimônio histórico e cultural da cidade.

Touko Laaksonen, mais conhecido como Tom of Finland, deixou um tesouro de relíquias da história gay de Los Angeles, mas começou sua carreira como ilustrador homoerótico nos anos 1950, quando ainda morava em Helsínquia, Finlandia.



Nos EUA, as leis proibiam a venda de qualquer coisa que descrevesse "atos homossexuais explícitos", então ele diversificou seu trabalho criando imagens de policiais e ciclistas mais disfarçadas, mas sexy o suficiente para a imaginação dos leitores das revistas fitness norte-americanas que compravam e publicavam suas obras. 

Em 1962, uma decisão da Suprema Corte derrubou essas leis de censura e Laaksonen se sentiu livre para explorar sua arte a seu modo.

No final da década de 1970, o amigo Durk Dehner comprou a casa em Echo Park e convidou Laaksonen para visitá-lo. Laaksonen se mudou para lá e a casa se tornou um importante clube noturno frequentado por personalidades da comunidade gay local, tais como Robert Mapplethorpe e John Waters.

Dehner se tornou parceiro de negócios de Laaksonen e é até hoje o dono da casa que agora é base das operações da Fundação Tom of Finland. A fundação organiza eventos ocasionais, aulas de arte e um festival anual de arte e cultura. A fundação também arquiva todo o trabalho do artista e detém o que se acredita ser a maior coleção do mundo de arte gay erótica.



"Nós temos a casa Tom of Finland como exemplo de trampolim para chegarmos aonde estamos hoje", diz Adrian Scott Fine, diretor jurídico da Los Angeles Conservancy, que apoiou a campanha que elegeu a casa como patrimônio histórico de LA. "Lugares como esse nos ajudam a traçar o curso da história LGBTQ e, nesse momento, esse projeto parece mais oportuno e relevante do que nunca."



Uma das formas da Tom of Finland's house arrecadar fundos é a venda de produtos com temas do artista, como os calendários de 2017 "Tributo a Tom of Finland", vendidos no Amazon. Confira mais fotos abaixo.

Mais sobre Tom of Finland: "O homem por trás do artista"
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.