O artista novaiorquino Samuel Hatmaker, conhecido como Sam Hatmaker, já criou imagens de alguns dos ícones favoritos do universo LGBT, como Madonna, Dolly Parton, Cher, Judy Garland (Dorothy), Barbra Streisand e Bette Davis. 
"Eu queria fazer mulheres que me inspiraram e motivaram", disse ele ao NewNowNext. "Alguns são pessoas que eu adorei por anos. Lynda Carter como Mulher Maravilha foi minha ídolo de infância - Dolly é meu eterno ídolo e guia espiritual."
O artista Sam Hatmaker - Facebook
Como a maioria de nós, Sam foi apresentado ao brinquedo quando criança: "Eu tinha um amigo que vinha à minha casa depois da escola e nós construíamos naves espaciais e casas, sonhando em ser arquitetos", ele lembra. A mania o acompanhou até a época da faculdade quando teve que dar um tempo, ele disse, "porque eu não tinha nenhum rendimento disponível".

Após a faculdade Sam voltou a armazenar milhares de blocos do brinquedo em caixas gigantes. Mais tarde, ele transferiu tudo para um armário de metal com mais de 80 gavetas onde classificou as peças por tamanho e cor. Foi então que começou a fazer obras de arte originais sem passar horas escavando as pilhas dos blocos Lego.


"Eu construí alguns modelos e mini-figuras personalizadas", ele lembrou. "O primeiro retrato era realmente pequeno - cerca de 10"x 10" - e tive que estilizar a imagem original. Eu fiz para dar de presente a um amigo por seu aniversário, sem ter noção de quanto tempo levaria ou quanto custaria para obter todas as peças".

Mas a reação positiva das pessoas durante a festa do aniversário levou Sam a pensar grande.

Hoje, mais profissional, os preços de suas peças variam de US$700 a US$8.000. Sam começa o trabalho decidindo qual celebridade irá fazer. Depois ele procura uma imagem icônica daquele artista, que seria identificável na forma de Lego. Então ele amplia a imagem e estabelece uma grade no topo para obter uma estimativa aproximada de quantos blocos precisará e quais cores que precisará.

É mais difícil do que parece, uma vez que Lego geralmente só fabrica blocos em dois ou três tons de qualquer cor.

Em seguida, há a escala envolvida: obras maiores podem levar mais de 40 horas para fazer, trocando as peças quantas vezes forem necessárias até que o olhar fique perfeito. Madonna, seu maior retrato até hoje, teve 5.180 blocos de Lego.


"O maior desafio em fazer as obras agora é o financiamento - as peças de Lego não são de modo algum baratas. E algumas cores são muito difíceis de encontrar."

Há muitos fãs de Lego na comunidade LGBT, algo que Sam atribui aos elementos de fantasia do brinquedo.

Sam Hatmaker - Ryan Whiting


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para se cadastrar, preencha o formulário na coluna do lado direito do blog.
Seu comentário é bem vindo, desde que:
1. possua nome e link válidos;
2. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a pessoa, grupo de pessoas ou instituições;
3. não contenha cunho de natureza comercial ou propaganda.
Grato pela compreensão.